Lah em Cingapura


CHICLETE

A lei mais famosa de Cingapura é a proibição da importação, comercialização e “degustação” de chicletes. Essa lei entrou em vigor em 1992 quando jovens começaram a grudar gomas de mascar nas portas dos trens do metrô, o que impedia que elas se fechassem corretamente, causando atrasos e interrupções no transporte público. Desse fato surgiu a lei de que é terminantemente proibido comer e beber nas estações de metrô e dentro deles. As pessoas acusadas de importar chicletes podem ser condenadas a um ano de prisão e a pagar multa no valor de S$ 5 mil (Singapore Dollars).

 

O governo sustenta essa lei até hoje com o argumento de que economiza milhões de dólares com limpeza por causa da dificuldade de remover as gomas de mascar das ruas.

Apenas chicletes sem açúcar e prescritos por médicos e dentistas, com fins terapêuticos, podem ser vendidos em farmácias.


Minha opinião?? Concordo plenamente com essa lei. Acho ridículo andar pela rua e ter o desprazer de olhar para uma calçada com aqueles pontos pretos.



Escrito por Thiago Gomes às 04h49
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MITOS

Após a entrevista de ontem achei interessante republicar esse texto que escrevi há alguns meses, justamente explicando alguns mitos sobre Cingapura. Há um email curioso que está rolando “contando” como é que Cingapura funciona e comparando com o Brasil. Bom, confiram abaixo e eu comento no final.

 “*ASSEPSIA !* VOCÊ SABE O QUE É ISSO?

Um Militar, com mão de ferro, assumiu o comando do país.

Em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram somente 50.


Todos os outros (criminosos confessos) foram fuzilados.


Todo homem público (político, policial, etc) corrupto foi fuzilado (Existiam milhares de provas contra eles).


Todos os empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rapido do país.


Aquela multidão de drogados que ficavam dormindo nas ruas, fugiram desesperados para a Malásia, para não terem que trabalhar ou seriam fuzilados.


Tinha uma mensagem de televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo.


Exemplo: se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação.


Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas e se candidatou para presidente.


Venceu as eleições com 100% dos votos.


Hoje, Cingapura é um dos paises mais seguros de se morar. E um dos mais desenvolvidos; mais seguro que os arrogantes Estados Unidos, Inglaterra ou Israel.


Já no avião, a ficha de desembarque tem um "DEAD" (morte) bem grande em vermelho e a explicação da penalidade sobre o porte de drogas. Qualquer droga!


Com zero virgula quase nada de cocaína encontrada, o sujeito ou é sumariamente fuzilado, ou é condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados.


Um surfista brasileiro tentou entrar em Cingapura com uma prancha de surf recheada de cocaína. Óbvio que ele traçou a sua própria morte. E a mãe do jovem traficante apareceu na TV pedindo para o Lula interceder pelo filho. Não adiantou nada! Nem mãe, nem Lula, nem protestos evitaram o cumprimento da lei.


Nos hoteis, os "Guias da Cidade" têm uma página explicando que a polícia de Cingapura garante a integridade física de qualquer mulher 24 horas por dia (isso porque na antiga Cingapura, sem lei e ordem, as mulheres que saíam sozinhas eram estupradas e ou mortas)

O chiclete é proibido em Cingapura pelo simples fato de que, se jogados ao chão, sujam as calçadas da cidade.
Distribuir panfletos, sem chance! Só em lojas e não devem ser entregues as pessoas que, se os quiserem pega-nos numa gôndola ou suporte. Jogar no chão então... dá multa cara!


Ano retrasado, a secretária local de um amigo, que estava fazendo um trabalho por lá, foi seguida pela polícia desde sua casa até o trabalho. Quando chegou ao trabalho, ligou a seta do carro para entrar no prédio. Então a polícia deu-lhe sinal para que parasse. Um dos policiais veio até a janela do seu carro e disse: "Como a Sra. sabe, estamos fazendo uma campanha de civilidade no trânsito, multando os infratores e dando bônus a quem dirige corretamente. E a Sra., em todo o trajeto da sua casa até aqui, não cometeu nenhuma infração. Parabéns! Aqui está um cheque de 100 dólares cingapurianos
(equivalente a cerca de R$ 128,00) e pediria que a sra assinasse o recibo, por favor.

O BRASIL tem solução!!!!”

 

Vamos ao jogo dos 7 erros:

 

1-) Não há fuzilamento em Cingapura, aqui a pena de morte é enforcamento. Fuzilar é com a China.

2-) Cingapura nunca teve um presidente militar.

3-) Na ficha de imigração não tem uma palavra DEAD escrita em vermelho. O que tem é uma frase mesmo com algo do tipo: Qualquer quantidade de drogas transportada para Cingapura será punida com pena de morte. E outra coisa, para se referir à pena de morte, a palavra é DEATH.

4-) Cingapura não tem prisão perpétua com trabalhos forçados. Ou fica preso por um tempo ou é enforcado.

5-) O caso do surfista brasileiro aconteceu na Indonésia, onde o tráfico de drogas também é passível de pena de morte. Não me lembro ao certo quando isso foi mas faz tempo.

6-) Há distribuição de panfleto sim mas se vc jogar no chão, é multado.

7-) Campanha para “civilização de trânsito” não existe e nem remuneração por dirigir bem. Cingapura tem radares e câmeras espalhadas (cerca de 90mil no total) em que monitoram tudo.

 

 



Escrito por Thiago Gomes às 21h55
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PAPO DE VIAJANTE

Pois bem meus 5 leitores (tá subindo o número), esse que vos bloga será estrevistado nesta segunda feira (28-Fev-2011), as 22:40 pela Radio CBN no quadro "Papo de Viajante", com Lilian Ribeiro

Caso vocês tenham curiosidade em saber como é a minha voz, essa é a chance.

Prometo colocar aqui o link quando estiver disponível no site.

Abraços,

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/papo-de-viajante/PAPO-DE-VIAJANTE.htm

 



Escrito por Thiago Gomes às 10h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog